terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como lavar a corrente de transmissão da moto e lubrificar

Tem sempre alguém que dá um palpite e muitas vezes entramos numa furada.  Eu mesmo já fiz besteira escutando pessoas que não sabe nada de moto e porque ouviu alguém falar foi passando a diante.  Então resolvi ir mais fundo e pesquisar.

NUNCA LAVE SUA CORRENTE COM GASOLINA, QUEROSENE OU OUTRO ABRASIVO, ele destroi as borrachas que fica no elos da corrente, ressecando e fazendo com que elas fiquem mais duras, podendo até partir.  Lave naturalmente com sabão neutro.
A corrente, de qualquer modo, é o sistema que exige maior frequência de manutenção. E é um dos raros itens de conservação que um motociclista pode fazer em casa, usando as ferramentas originais que, acompanham cada modelo.

O uso de gasolina ou querosene é ambientalmente desaconselhado. Esses produtos podem atacar a borracha dos anéis internos de vedação das correntes das motos mais sofisticadas.

E como lavar? Há dois modos básicos: com a corrente montada e desmontada. Com ela montada, apoie a moto no cavalete ou no pezinho lateral (inclinando-a) e gire a roda, aplicando água pressurizada (se dispuser de lavadora de alta pressão, é melhor) e uma escova. Pode usar detergente de variados tipos para tentar dissolver a lama de graxa e poeira que se forma. Feito isso, gire bem a roda para secar e lubrifique com produtos especializados, de alta adesão, que sujam menos (e contaminam menos) e duram mais. Não coloque óleo de máquina ou óleo de motor, a corrente ficará toda lambuzada e pegará muito poeira e com isso corroera mais rapidamente a coroa, fazendo o desgaste ser mais rápido e tendo que trocá-la mais cedo.


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